10 dicas para aumentar suas chances de engravidar

Muitas mulheres sonham com a maternidade e quando realmente estão prontas para serem mães se deparam com um problema: a dificuldade em engravidar. São meses e até anos de resultados negativos e extremamente frustrantes.

Para aumentar suas chances de engravidar a primeira coisa a se fazer é manter relações sexuais com seu parceiro pelo menos três vezes por semana, uma vez que a qualidade do sêmen é melhor quando ocorrem intervalos de dois a três dias entre as ejaculações.

Além de definir a frequência das relações, existem alguns métodos pontuais que podem aumentar suas chances de engravidar:



- Interrompa o uso de qualquer controle de natalidade. Alguns métodos requerem longos períodos de readaptação para que seu corpo volte a ovular.

- Mantenha um estilo de vida saudável. Alimente-se bem, Controle o peso, faça exercícios e evite o estresse. Qualquer doença ou estresse pode afetar seu ciclo menstrual dificultando a detecção do período fértil.

- Durma bem, pois poucas horas de sono dificultam a produção do hormônio leptina, que em ausência prejudica a ovulação.

- Pare de fumar. O cigarro prejudica a qualidade do esperma e afeta a composição do muco cervical, o que dificulta a fertilização. Vale lembrar que as fumantes passivas também sofrem efeitos.

- Utilize seu ciclo menstrual a seu favor. Se ele é de 28 dias, sua ovulação acontecerá 14 dias após o início da menstruação. Se ele não é de 28 dias, mas é regular, subtraia 18 dias do tempo médio do ciclo e encontrará seu dia de ovulação. Caso seu ciclo seja curto, irregular ou imprevisível, este método não poderá ser utilizado.

- Faça a medição da sua temperatura basal e a trace em um gráfico relacionando temperatura (eixo Y) x datas (eixo X). Neste gráfico identifique onde está o aumento súbito ou gradual de temperatura. Isto porque a fertilidade está no auge três dias antes que a temperatura basal aumente. Tendo um padrão, é mais uma ferramenta para ser utilizado na tentativa.

- Faça testes de urina com os kits de monitoramento de ovulação que podem ser encontrados em farmácias. Estes kits medem os hormônios que estão ligados a ovulação. Lembre-se de sempre seguir corretamente as instruções do kit.

- Fique atenta a mudança do muco cervical. Quando o ciclo menstrual se inicia ele é escasso, espesso e denso. A medida que se aproxima o período de ovulação, ele se torna escorregadio e abundante para facilitar a locomoção do espermatozoide.

- Pratique as posições sexuais que deixam o espermatozoide mais próximo do colo do útero, como a papai-mamãe com um travesseiro debaixo do quadril.

- Após a prática sexual, permaneça deitada por pelo menos 30 minutos, tempo que o espermatozoide precisa para chegar no óvulo.

Se mesmo assim você não conseguir engravidar, não se desespere. Procure junto com seu parceiro um médico para descobrir se há algum motivo que os impeça de gerar um feto.

E lembre-se, filhos são uma benção, mas geram problemas e custos. Faça um planejamento adequado e tenha certeza de que poderá dar à criança tudo o que ela precisa, desde o afetivo ao econômico.

Boa sorte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...